sexta-feira, 13 de abril de 2012

Congelamento e Descongelamento dos Alimentos

Ocupe no máximo 75 % da capacidade de seu congelador ou arca frigorifica. Nunca "lote" completamente, porque assim o ar não terá espaço para circular.

Nunca deixe de datar o alimento, colocando os mais antigos à frente, para serem utilizados primeiro.

Se a energia faltar, evite abrir o frigorifico.

Se o frigorifico deixar de funcionar por algum defeito ou mesmo por falta de energia elétrica, não recongele os alimentos. Os pratos prontos devem ser consumidos imediatamente e os alimentos crus devem ser cozidos antes de preparados.

Congelamento

Os alimentos devem ser bem embrulhados, para que não haja desidratação ou queimaduras provocadas pelo gelo. De seguida meta-os em sacos de plástico, feche-os bem e congele.

Use sacos de plástico para carnes, frutas e legumes. Para congelar líquidos em sacos, coloque o saco num recipiente de plástico rígido antes de o encher. Uma vez cheio, leve-o, aberto, ao congelador ou arca frigorífica. Depois de o liquido estar congelado, tire o saco do recipiente, feche-o, etiquete-o e leve-o de novo ao congelador.

Tenha sempre à mão película aderente. Ela ser-lhe-à muito útil para embrulhar carnes, peixes, aves e legumes ou para tapar pudins e tartes, por exemplo.

Os recipientes descartáveis de papel de alumínio são ideais para acondicionar assados e ensopados.

Anote sempre o nome do alimento, peso, data, quantidade de doses e as instruções para o seu reaquecimento. Use nesta operação lápis de cera, para que a escrita não desbote.

Um código de cores pode ser uma maneira eficaz de diferenciar os alimentos. Porque os recipientes de plástico rígido, indicados para congelamento, têm diversas cores, podem, desta forma, os alimentos do mesmo tipo ser referênciados com idêntica cor.

HORTALIÇAS

Lave as hortaliças cuidadosamente em água corrente fria e deixe de molho por 30 minutos com duas gotas de cloro ou lexivia para cada litro de água e mexe-se bem para perderem a terra se ainda a tivererem. Retire-os do recipiente, sem despejar a água, de modo a que a terra e outras impurezas nele contidos fiquem retidos no fundo

Este procedimento irá deixar o seu alimento limpo. O alimento deverá ser branqueado, isto é cozinhado no vapor. Caso não possua um equipamento próprio, poderá usar uma peneira de alumínio, ou utilizar o microondas. O tempo varia de acordo com a hortaliça. Depois coloque numa vasilha com água gelada . Esse procedimento interromperá o processo de cozimento. Escorra bem e embale (não se esqueça de tirar o ar) e leve ao congelador imediatamente.

NUNCA DEVE CONGELAR:

Verduras de folha, como por exemplo, alface, agrião e espinafres.

Pepino, rabanete e tomate cru não devem ser congelados, assim como qualquer legume que se pretende consumir em saladas.

Batata crua, gemas cruas ou claras cozidas.

Aves recheadas.

Maionese, pudins ou cremes que tenham levado na sua preparação leite e ovos.


Descongelamento

Os produtos congelados, quando são submetidos à congelação com as qualidades inalteradas, não perdem as qualidades originais. Para manterem essas qualidades, a descongelação tem de ser feita eficazmente:

Nunca pôr a descongelar junto a produtos que libertem sabores e odores.

Proteger sempre o produto com película apropriada para o efeito.

Nos produtos que libertam líquidos ao serem descongelados, arranjar forma de que seja feito o escorrimento dos líquidos para um recipiente separado do produto que está a descongelar.

Descongelar os produtos sempre em temperatura de refrigeração (1 a 5 graus).

Colocar o produto a descongelar mais ou menos 24 horas antes de ser consumido, porque é o tempo mínimo que este tipo de descongelação demora.


Sorvetes / Gelados

Evite que o sorvete descongele fora do congelador.
Cerca de 50% do gelado é composto de ar e quando este descongela, o ar sai, fazendo com que a consistência e o volume sejam alterados.


Iogurte / Leite

O iogurte e o leite fermentado não devem ser congelados, pois os elementos que os compõem tendem a se separar. Compre somente a quantidade suficiente para ser consumida dentro do prazo de validade indicado na embalagem..


Batatas

Congelar batatas cozidas não é uma boa opção. A batata tende a absorver muita água e esfarela quando descongelada. Mas, se elas estiverem fritas ou na forma de puré não haverá problema.


Frutos

Para se congelar bananas, frite-as, cozinhe ou faça uma pasta.

Para as nozes, castanhas, amendoins, etc, não importa se as congelamos com cascas ou sem elas. Só que elas deverão descansar de 3 a 5 horas antes de serem usadas ou consumidas.

Quanto a peras, goiabas e mangas, faça uma calda com açúcar antes de congelá-las.

clip_image001

2 comentários:

  1. Boa noite,

    quero saber se posso congelar banana-da-terra??e como devo fazer ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi você pode sim congelar bananas. Siga a dica: cozinhar as bananas (sem casca e sem fiapos) e
      guardar em porções, no freezer. Quando quiser
      usar voce retira,descongela,e faz bolos,tortas ou mesmo doce de banana ou geléia,que é tão gostoso.

      Eliminar